Títulos Bancários

Fazer operar, sem a devida autorização, ou com autorização obtida mediante declaração falsa, instituição financeira, inclusive de distribuição de valores mobiliários ou de câmbio.  Pena - Reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.

Costuma-se classificar as operações bancárias em duas categorias. De um lado, as passivas, em que o banco se torna devedor do cliente. Representa a captação de dinheiro, traduzida esquematicamente em crédito concedido ao banco. Quando uma pessoa deposita seu dinheiro na instituição financeira, adquire certificados de depósito bancário (CDB) ou faz aplicação num fundo de investimento, torna-se credora de obrigação pecuniária ou pelo menos duma prestação de serviços da instituição financeira.

A atividade bancária define-se pela intermediação do crédito. Os bancos captam dinheiro dos clientes que o possuem disponível (operações passivas) para emprestá-lo aos que dele necessitam (operações ativas). Os títulos de crédito representam, por isso, importante instrumento na exploração da atividade bancária.

 

 

 

 

 

 

Citação, Transcrição, Interpretação e Paráfrases das principais obras, "exclusivamente para fins de estudo":

 

 

atualizado em  30-09-2014////21:55:22



Referências Consultadas

Direito Ao Alcance De Todos